Autor: Hélder Romeu Calado da Cunha
Resumo
Esta investigação teve como tema “O Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, realizada no Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica.
O trabalho foi estruturado em três partes distintas e complementares, na primeira, o Enquadramento Teórico, realizámos uma revisão da literatura referente à temática em estudo que constituiu a fundamentação da Investigação. Na segunda parte, a Metodologia, aplicou-se a técnica de recolha de dados com questionário para todos os elementos que constituíam o grupo de estudo, observação diagnóstico e Tratamento Osteopático de Ajuste do Corpo (TOAC) e uma entrevista aos pais de um aluno e a um professor de um aluno. Na terceira parte, a Discussão, realizámos um balanço conclusivo dos resultados e deixamos notas para o futuro. Visámos alcançar o principal objetivo do presente trabalho, verificar alterações do desenvolvimento cognitivo e psicossociais com base na perspetiva da Escola, da Família e da Comunidade, com o intuito de contribuir para o efetivo desenvolvimento global dos alunos estudados e demonstrar a potencial mais-valia da osteopatia no tratamento de alunos com Perturbação de Hiperativide e Défice de Atenção (PHDA).
Os resultados revelaram que o TOAC contribuiu para o desenvolvimento global destes quatro Alunos, com PHDA controlada.
Concluímos que a intervenção com TOAC em Alunos com PHDA controlada, contribuiu, significativamente, para a melhoria de vida destas crianças a nível de autonomia, concentração, capacidades cognitivas, qualidade do sono, integração social e escolar, devendo ser considerada uma mais-valia nos grupos multidisciplinares de acompanhamento e intervenção que acompanham os alunos com PHDA.