O Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global em Alunos com PHDA no 1º Ciclo do Ensino Básico

Esta investigação teve como tema “O Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, realizada no Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica.

Autor: Hélder Romeu Calado da Cunha

Resumo
Esta investigação teve como tema “O Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, realizada no Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica.

O trabalho foi estruturado em três partes distintas e complementares, na primeira, o Enquadramento Teórico, realizámos uma revisão da literatura referente à temática em estudo que constituiu a fundamentação da Investigação. Na segunda parte, a Metodologia, aplicou-se a técnica de recolha de dados com questionário para todos os elementos que constituíam o grupo de estudo, observação diagnóstico e Tratamento Osteopático de Ajuste do Corpo (TOAC) e uma entrevista aos pais de um aluno e a um professor de um aluno. Na terceira parte, a Discussão, realizámos um balanço conclusivo dos resultados e deixamos notas para o futuro. Visámos alcançar o principal objetivo do presente trabalho, verificar alterações do desenvolvimento cognitivo e psicossociais com base na perspetiva da Escola, da Família e da Comunidade, com o intuito de contribuir para o efetivo desenvolvimento global dos alunos estudados e demonstrar a potencial mais-valia da osteopatia no tratamento de alunos com Perturbação de Hiperativide e Défice de Atenção (PHDA).

Os resultados revelaram que o TOAC contribuiu para o desenvolvimento global destes quatro Alunos, com PHDA controlada.

Concluímos que a intervenção com TOAC em Alunos com PHDA controlada, contribuiu, significativamente, para a melhoria de vida destas crianças a nível de autonomia, concentração, capacidades cognitivas, qualidade do sono, integração social e escolar, devendo ser considerada uma mais-valia nos grupos multidisciplinares de acompanhamento e intervenção que acompanham os alunos com PHDA.

Veja o artigo completo aqui.

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Sobre o Orador

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Membro do Registro de Ostéopatas da França
Diplomado em Osteopatia
Diploma de Universidade de Anatomia aplicado ao exame clínico e à imagem
Antigo encarregado do curso de Ostéopatia no Collège d'Enseignement Traditionnel de Ostéopathie Harold Magoun
Antigo responsável pelo departamento Viscéral do Instituto Supérieur d’Ostéopathie Paris. ISOP
Orador Internacional
Autor do livro: « Traité Pratique d’Ostéopathie Viscérale » aux éditions Frison-Roche
Autor do livro: «Cahier d’Ostéopathie pelvi-périnéale» prefácio do professor François Desgranchamps chef de serviço de urologia, hôpital St Louis, Paris. Aux éditions Frison-Roche.
Co-fundador e diretor administrativo da escola de formação e avaliação anátomo-clínica. EFEAC

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Bem hajam ao IPOC.

 

O Diretor,
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