Este será o I Congresso Internacional de Osteopatia Clássica a decorrer em Portugal, organizado pela APOC – Associação Portuguesa de Osteopatia Clássica, em parceria com o IPOC – Instituto Português de Osteopatia Clássica.
O congresso terá tradução em simultâneo (Português-Inglês e Inglês-Português) e uma limitação de 100 inscrições presenciais.
Introdução aos Princípios da Osteopatia Clássica (Teoria & Prática) | Mervyn Waldman DO & Marco Silvestre DO
Mervyn Waldman DO
Mervyn Waldman, Presidente do Instituto de Osteopatia Clássica, Reino Unido, licenciou-se em 1974 no BCOM e ensinou Princípios e Práticas da Osteopatia Clássica no ESO de 1976-1990. Para além disso, tornou-se professor de pós-graduação da Alexander Technique em 1981 e imigrou para Israel em 1990, onde ingressou na prática hospitalar durante cerca de 10 anos no Hospital Hadassah, em Jerusalém, e nos últimos 20 anos no Rambam Hospital’s Institute of Pain Medicine, em Haifa.
Sérgio Azevedo PhD
Sérgio é ortopedista, iniciou em 1993 os estudos em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e em 2001 ingressou na Especialidade de Ortopedia no CHTV. Autor de várias publicações e apresentações em eventos da Sociedade Portuguesa de Ortopedia, coordenador de estudos internacionais multicêntricos e preletor em várias ações de formação no âmbito da Ortopedia, Sérgio exerce atualmente Ortopedia na unidade hospitalar CUF em Torres Vedras.
Sören Jörgensen DO
Sören é osteopata formado em Fisioterapia (1995) e em 2004 concluiu o Curso de Osteopatia (Scandinavia School of Osteopathy, Suécia) e a Pós-Graduação em Osteopatia Clássica na JWCCO. É professor e conferencista internacional na qual tem vindo a lecionar aulas no campo da medicina osteopática na Suécia, Inglaterra, Espanha e Portugal. Atualmente, Sören é osteopata em consultório privado e docente no Stockholm College of Osteopathic Medicine.
Hélder Cunha DO
Hélder é osteopata com 14 anos de experiência clínica, nomeadamente na área do desporto amador e de alta competição onde se destacam as seguintes práticas desportivas: Hóquei em Patins, Futebol, Triatlo e Badminton. Iniciou a sua docência como professor assistente em 2013 no JWCCO – Portugal no qual se tem vindo a revelar um orador “nato”, apaixonado e com um sentido de humor muito próprio. Atualmente, é docente no Instituto Português de Osteopatia Clássica, desde 2015.
Bruno Campos DO
Bruno Moreira Campos é osteopata especialista em Neuropatias. É formado em Osteopatia pela Oxford Brookes University e COL. Para além da prática clínica há 10 anos, Bruno foi fundador da Osteoform onde é atualmente formador em mobilização neural.
Nuno Barreto DO
Nuno é osteopata, fisioterapeuta e docente, tendo se formado em Fisioterapia na ESSEM (2002). Em 2007 formou-se em Osteopatia, e mais tarde em 2013, pós-graduou-se em Osteopatia Clássica na JWCCO. De 2012 a 2016 foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Profissionais de Osteopatia (OSTEOPAT). Para além de vários artigos e comunicações, em 2016 publicou o livro “Componente Prática em Osteopatia”. Atualmente é Diretor Clínico e Técnico nas clínicas NBfisio.
Carlos Raposo DO
Carlos é osteopata, iniciou o curso de Osteopatia no Instituto de Técnicas de Saúde em 2003. Em 2006 pós-graduou-se em Osteopatia Pediátrica no Instituto de Pós-Graduações da Universidade Lusíada de Lisboa, e de 2012 a 2015 frequentou a pós-graduação em Osteopatia Clássica no John Wernham College of Classical Osteopathy. Atualmente, dedica-se à prática clínica, trabalha para o Estado Português como osteopata no Instituto Politécnico de Lisboa e à clínica privada, em Lisboa.
Marco Silvestre DO
Marco é osteopata, formou-se em Osteopatia na I.T.S. – Universidade Lusíada de Lisboa (2007), em 2011 pós-graduou-se em Osteopatia Clássica na JWCCO, Inglaterra. Desempenhou funções de diretor e professor assistente na representação em Portugal do JWCCO. Para além da prática clínica, desde 2009, em 2015 fundou o Instituto Português de Osteopatia Clássica – IPOC, onde desempenha atualmente as funções de Diretor Clínico & Coordenador de Estudos.
Membro do Registro de Ostéopatas da França
Diplomado em Osteopatia
Diploma de Universidade de Anatomia aplicado ao exame clínico e à imagem
Antigo encarregado do curso de Ostéopatia no Collège d'Enseignement Traditionnel de Ostéopathie Harold Magoun
Antigo responsável pelo departamento Viscéral do Instituto Supérieur d’Ostéopathie Paris. ISOP
Orador Internacional
Autor do livro: « Traité Pratique d’Ostéopathie Viscérale » aux éditions Frison-Roche
Autor do livro: «Cahier d’Ostéopathie pelvi-périnéale» prefácio do professor François Desgranchamps chef de serviço de urologia, hôpital St Louis, Paris. Aux éditions Frison-Roche.
Co-fundador e diretor administrativo da escola de formação e avaliação anátomo-clínica. EFEAC
Apesar de sermos uma instituição muito jovem, nem por isso nos devemos esquecer de que o que aqui fazemos é muito antigo, vem de muito longe e vai para muito longe: começou naquele dia perdido nos tempos em que pela primeira vez um ser humano percebeu que por detrás da biomecânica existia uma fisiologia imanente perante a equação da estrutura versos função e era obrigatório passar à geração seguinte a experiência e o saber que «o labor, o trabalho e a ação», como diria Hannah Arendt, lhe tinham proporcionado. Nesse dia longínquo, há dezenas de anos, esse ser humano deu início a uma das atividades mais belas e mais nobres da Humanidade: o ensino da Osteopatia.
É com o compromisso e o dever para com os nossos antecessores e alunos, que assumimos o ensino da Medicina Osteopática segundo os seus primórdios Princípios, com intuito na evolução e progresso do conhecimento.
Bem hajam ao IPOC.
O Diretor,
Marco Silvestre