Resumo
Introdução: A perturbação de défice de atenção/hiperatividade (PHDA), é uma perturbação do neurodesenvolvimento de elevada prevalência, constituindo o principal motivo de referenciação a consultas de neurodesenvolvimento ou de saúde mental infantil e juvenil. Na visão da Osteopatia, autores afirmam que o tratamento osteopático de todo o corpo influencia positivamente os problemas de aprendizagem. Embora o mecanismo de acção não seja totalmente compreendido, constata-se que o tratamento osteopático manual acalma a excitabilidade neurológica.
Objetivo: colocar em evidência o contributo da Osteopatia no desenvolvimento global de um aluno do 1º Ciclo do Ensino Básico com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).
Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, de 9 anos de idade, a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico, com diagnóstico médico de PHDA.
Resultados: observou-se melhorias no dominio cognitivo, motor, social-escolar e familiar do aluno.
Conclusões: apesar dos resultados apresentados, ainda são poucos os estudos realizados pela Osteopatia no dominio da PHDA. É necessário continuar a validar a intervenção TOAC com crianças com PHDA.